blog grátis Bem hajam também pela visita

publicidade e propostas não são da nossa responsabilidade

quinta-feira, 31 de maio de 2012

«Todos ficaram cheios do Espírito Santo»


        Hoje, último dia do mês de Maio, a Igreja celebra a Festa da Visitação da Virgem Santa Maria. A paróquia de Belver celebra a sua Padroeira que ao receber a visita de Maria exclamou: «Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?» [Lucas 1,39-56]

     Em sintonia com o 7º Encontro Mundial das Famílias, a decorrer até ao próximo domingo na cidade italiana de Milão, vivamos em Festa o Trabalho deste dia, em ambiente de VISITAÇÃO


Diário de Maria - Aqui - 

quarta-feira, 30 de maio de 2012

«Todos ficaram cheios do Espírito Santo»


        Hoje a meta é a Capelinha das Aparições no Santuário de Fátima. Ali, às 18H30, o coração alarga-se e fica em comunhão com quem «nos acompanha nas suas casas, nos lares, nos hospitais, nas prisões ou vai de viagem»

        Em nome de todos «estas florinhas» e com elas as nossas preces pelas intenções do Santo Padre Bento XVI que no «Regina coeli» do passado domingo, dia 27 de Maio 2012, convidou todos os cristãos a “seguirem com atenção” e a “rezarem pelo sucesso” do 7º Encontro Mundial das Famílias, que hoje começa na cidade italiana de Milão.
Um dia feliz «cheios do Espírito Santo»




A Oração do Rosário - Aqui

terça-feira, 29 de maio de 2012

«Todos ficaram cheios do Espírito Santo»


 Com o aproximar do final do mês de Maria, a caminhada continua e vai chegando a mais alguns lugares. Hoje foram mais dois. Um Lar de idosos e uma das pequenas comunidades.
              Tudo simples mas festivo. Fez-se festa com quem esteve presente e rezou-se pelos presentes e ausentes, sem esquecer quem já esteve presente e agora já é morador «na terra da verdade»
            

  Podia perceber-se que «Todos ficaram cheios do Espírito Santo»
              Uma noite feliz

«Todos ficaram cheios do Espírito Santo»


            Cada fotografia tem a sua espectacularidade

            Esta tirada no dia 12 de Maio 2012 em Fátima é mesmo espectacular
            Esta outra do dia 28 de Maio 2012 na Procissão das Velas numa destas comunidades também tem a sua originalidade espetacularidade            Também esta numa das pequenas comunidades onde hoje foi colocada uma imagem de Jesus Ressuscitado que antes foi venerada pelos fiéis que participaram na Eucaristia.


Realmente tudo ode servir para ajudar a caminhar na espectacularidade da fé!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

«Todos ficaram cheios do Espírito Santo»


            Depois do Tempo da Páscoa, desde o Domingo da Ressurreição até ao Espírito Santo ontem celebrado na Solenidade do Pentecostes, retomamos agora o Tempo Comum com a Semana VIII.


Na verdade, neste Tempo Comum é importante recordar e viver o que hoje o Refrão do Salmo Responsorial nos recorda e que nós para sermos fiéis a essa aliança nunca devemos esquecer e sempre somos chamados a viver:
 «O Senhor jamais esquece a Sua aliança»

domingo, 27 de maio de 2012

«Todos ficaram cheios do Espírito Santo»



            «Todos ficaram cheios do Espírito Santo» podia dizer-se no final na 29ª Peregrinação da Diocese de Portalegre – Castelo Branco ao Santuário de Fátima.
Destas comunidades foram três autocarros e já a viagem foi uma experiência de encontro com membros de outras comunidades o que veio a tornar-se ainda mais evidente com a participação na Eucaristia no recinto do Santuário com membros de outras peregrinações de Portugal e do estrangeiro.
Depois o almoço convívio para a maior parte dos participantes nesta peregrinação diocesana, a proporcionar encontros e reencontros, alguns já bem «marcados pelo peso dos anos» e aqui, cada ano, se rejuvenescem.
Seguiram-se no Centro Paulo VI duas horas de formação, convívio, partilha de experiências da caminhada de Sínodo Diocesano e oração final, presidida por D. Antonino Dias Bispo Diocesano.
Tudo a testemunhar a alegria fruto do Espírito e a deixar novo impulso e esperança para a caminhada sinodal que se deseja sempre mais participada e vivida por todos.

«Todos ficaram cheios do Espírito Santo»

Clicar para ler
   A folhinha interparoquial desta semana fala do «Amor de Deus derramado nos nossos corações» e da paz que o Ressuscitado ofereceu aos que estavam de portas fechadas… Na verdade, o importante é fazer parte do número dos que «ficaram cheios do Espírito Santo» e conduzem a sua vida na força do Espírito.
Um domingo feliz

A Folha Interparoquial nº 14 - Aqui

sábado, 26 de maio de 2012

«Silêncio e Palavra: Caminho de Evangelização»


«Viram então aparecer uma espécie de línguas de fogo…»

[Actos 2, 1-11]

            Hoje foi dia de celebrar o Domingo de Pentecostes nestas comunidades na Vigília do Espírito Santo, pois amanhã o faremos com a Diocese de Portalegre – Castelo Branco em peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Dois momentos assinalaram a celebração deste dia.
Numa destas comunidades as «ofertas do Espírito Santo» levadas em procissão da Capela do Espírito Santo para a Igreja Matriz onde foi celebrada a missa e no final no adro o leilão dessas ofertas.
Em todas as comunidades um gesto simples: a entrega de uma pétala de rosa vermelha para ajudar a viver o «todos ficaram cheios do Espírito Santo» com «uma espécie de línguas de fogo»
Tudo a contribuir para a vivência de um dia feliz

sexta-feira, 25 de maio de 2012

«Silêncio e Palavra: Caminho de Evangelização»

«Simão, filho de João, amas - Me tu mais do que estes?»

[João 21,15-19]

 

            Esta pergunta feita por três vezes a Pedro teve sempre uma resposta positiva: «Sim, Senhor, Tu sabes tudo, bem sabes que Te amo».
Hoje numa das comunidades foi a Procissão de Nossa Senhora. A constituir a assembleia orante podiam ver-se as crianças, os adolescentes e os jovens que cantaram, rezaram e, sobretudo, quiseram dizer com a sua presença «bem sabes que Te amo» .
Três deles vestidos com os trajes típicos dos Pastorinhos de Fátima (Lúcia, Francisco e Jacinta) ajudaram a recordar a mensagem da «Senhora mais brilhante que o sol» que os interpelou com a pergunta: «Quereis oferecer-vos a Deus?» e deles ouviu a resposta decidida e pronta: «Sim, queremos»





quinta-feira, 24 de maio de 2012

«Silêncio e Palavra: Caminho de Evangelização»


«Pai santo, não peço somente por estes, mas também por aqueles que vão acreditar em Mim por meio da sua Palavra, para que eles sejam todos um, como Tu, Pai, o és em Mim e Eu em ti, para que também eles sejam um em Nós e o mundo acredite que Tu me enviaste»

[João 17,20-26]

 

         


   Estamos na Semana VII (7ª) da Páscoa a caminho do Domingo de Pentecostes ou do Espírito Santo.
A oração de Jesus ao Pai torna-se agora necessária «por aqueles que vão acreditar em Mim por meio da sua Palavra, para que eles sejam todos um»… E como é urgente esta unidade…
Este desenho criado em 1998 continua a pedir a abertura do coração de cada um e da comunidade ao Espírito Santo que quer descer sobre cada um e sobre todos, «para que todos sejam um»
Um dia feliz na força do Espírito

terça-feira, 22 de maio de 2012

«Silêncio e Palavra: Caminho de Evangelização»



                           «Pai, chegou a hora… 

Ele dê a vida eterna a todos os que Lhe confiaste»

[João 17,1-11a]

 

            Estes dois dias foram vividos a acompanhar famílias que se reuniram, alguns vindos do estrangeiro, porque também para os seus familiares «chegou a hora» …  Afinal ela vai chegando para uns já «com uma mão bem cheia de anos» e para outros ainda na idade da «força da vida»… O importante é que «essa hora» seja uma hora feliz
Num dos casos, a expressão utilizada por um familiar para classificar «essa hora» soou assim: «olhando para o modo com viveu, estou certo que chegou ao sítio …». Lembrei-me então do esforço que é preciso fazer quando se quer subir ao alto de um monte, do Sítio no ponto alto da Nazaré… e sobretudo da Palavra de Isaías que assim escreve
«6 No monte Sião,
o Senhor do universo prepara para todos os povos
um banquete de carnes gordas,
acompanhadas de vinhos velhos,
carnes gordas e saborosas,
vinhos velhos e bem tratados.
 7 Neste monte, Ele arrancará o véu de luto
que cobre todos os povos,
o pano que encobre todas as nações.
 8 Aniquilará a morte para sempre.
O Senhor Deus enxugará as lágrimas de todas as faces,
e eliminará o opróbrio que pesa
sobre o seu povo, sobre toda a nação.
Foi o Senhor quem o proclamou.
 9 Dir-se-á naquele dia:
«Este é o nosso Deus, nele confiámos e Ele nos salva.
Este é o Senhor em quem confiámos.
Congratulemo-nos e rejubilemos com a sua salvação.
            10 A mão do Senhor repousará sobre este monte
[Isaías 25, 6-10]

No alto do monte de cada vida, a vida eterna feliz

domingo, 20 de maio de 2012

«Silêncio e Palavra: Caminho de Evangelização»

«Ide por todo o mundo»

[Marcos 16,15-20]

            Celebramos liturgicamente neste domingo o Dia da Ascensão de Jesus e também o Dia Mundial das Comunicações Sociais [Aqui]. Tudo a chamar à missão «Ide» com «as armas» do «Silêncio e da Palavra» para que a Boa Nova chegue a todos. A nossa folhinha interparoquial nasceu também com esse objectivo Hoje se publica mais este número.


Clicar para ler

A folha Interparoquial nº 13 - Aqui - 

sexta-feira, 18 de maio de 2012

«O amor maior»



 

«Povos todos batei palmas, 

aclamai a Deus com brados de alegria»

[Salmo 46 (47), 2-3]

 

            Estamos ainda na Semana da Vida e este dia 18 Maio, entre outros acontecimentos, trás à memória o dia 18 Maio 1920, com o aniversário do nascimento do Beato João Paulo II que em tantos momentos da sua vida testemunhou «O amor maior». Pelo que ele foi e continua a ser para a Igreja e para a humanidade sobram motivos para que juntemos as vozes e as mãos e com o salmista aqui deixemos o convite: «Povos todos batei palmas…»

            Entre outros escritos deixou a encíclica «Evangelium Vitae – O Evangelho da Vida» com data de 25 Março 1995 [Aqui] que termina com esta oração.
Neste dia da Semana da Vida rezemos com o Beato João Paulo II:





















Ó Maria,
aurora do mundo novo,
Mãe dos viventes,
confiamo-Vos a causa da vida:
olhai, Mãe
para o número sem fim
de crianças a quem é impedido nascer,
de pobres para quem se torna difícil viver,
de homens e mulheres
vítimas de inumana violência,
de idosos e doentes assassinados
pela indiferença
ou por uma presunta compaixão.
Fazei com que todos aqueles que crêem
no vosso Filho
saibam anunciar com desassombro e amor
aos homens do nosso tempo
o Evangelho da vida.
Alcançai-lhes a graça de o acolher
como um dom sempre novo,
a alegria de o celebrar com gratidão
em toda a sua existência,
e a coragem para o testemunhar
com laboriosa tenacidade,
para construírem,
juntamente com todos os homens
de boa vontade,
a civilização da verdade e do amor,
para louvor e glória de Deus Criador
e amante da vida.
Amen

quinta-feira, 17 de maio de 2012

«O amor maior»


«O Senhor manifestou a salvação a todos os povos»

 [Salmo 97 (98)

            Estamos agora em tempos de redução de feriados civis e religiosos. O mesmo aconteceu há algumas décadas quando o dia de hoje era Dia Santo de Guarda e dia de feriado nacional, passando depois a ser apenas feriado em alguns países [França] concelhos, mas continuou a ser celebrado em várias localidades mesmo quando deixou de ser feriado nacional e não é feriado municipal. Tudo isto porque as tradições das comunidades têm peso no seu modo de viver e orientar a caminhada humana e cristã.

Quem não recorda da sua infância o «Dia da Espiga» na Quinta-Feira da Ascensão, Dia de festa na Escola com a ida ao campo para preparar o «ramo», com espigas de trigo (sempre em número ímpar), um ramo de oliveira, papoilas, margaridas e varas de videira…
Era realmente festa… mas a festa maior é a manifestação da salvação do Senhor a todos os povos.


terça-feira, 15 de maio de 2012

«O amor maior»


 

«Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei» 

[João 15, 9-17]


Hoje, Dia Internacional da Família e Dia da Semana da Vida [Aqui]
Família e Vida chamam-se reciprocamente. E quando na família se vive «o amor maior» tudo se torna feliz para todos os seus membros.
E para ajudar a família aí esta o 7.º Encontro Mundial das Famílias, [Aqui] que vai decorrer em Milão, Itália, entre 29 de Maio e 3 de Junho, tendo como tema ‘A família: o trabalho e a festa’. Um tema bem adequado para estes tempos de crise para todos e também para as famílias
Um dia feliz para a tua família e para todas as famílias

[Aqui] Semanada Vida na Diocese

[Aqui] na Ecclesia
Presidente do Conselho Pontifício para a Família antecipa Encontro Mundial
De passagem por Portugal, o cardeal Ennio Antonelli falou à ECCLESIA sobre 7.º Encontro Mundial das Famílias, que vai decorrer em Milão, Itália, entre 29 de maio e 3 de junho, tendo como tema ‘A família: o trabalho e a festa’. Uma escolha considerada central em tempos de crise

segunda-feira, 14 de maio de 2012

«O amor maior»



«Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei» 

[João 15, 9-17]

 

Hoje, dia de São Matias, Apóstolo, escolhido «para ocupar, no ministério apostólico, o lugar que Judas abandonou» [Actos 1, 15-26]
Nesta comunidade cantaram-se a Maria as Florinhas com o cântico: «Na hora da nossa morte Vinde nos, ó mãe, valer Lembrai então as florinhas Que hoje aqui vimos trazer»
Ser discípulo e viver «o amor maior» é colocar-se no caminho de Jesus e realizar no concreto «O que vos mando é que vos ameis uns aos outros».
«Quem ama não vê obstáculos» e se os vê vence-os porque ama
Um dia e semana felizes

domingo, 13 de maio de 2012

«O amor maior»

«Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei» 

[João 15, 9-17]

Hoje, o desafio do amor maior, porque tem a sua origem em Deus.

Depois a nossa folhinha interparoquial com a referência à Semana da Vida e ao Dia de Festa no Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
Um domingo feliz



A Folha Interparoquial nº 12 - Aqui

sábado, 12 de maio de 2012

«Permanência recíproca»


«É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, 

como Eu vos amei»

[João 15, 12-17]

Hoje, a Igreja de São Vicente (Abrantes) acolheu a celebração do Crisma para o Arciprestado de Abrantes.
Destas três Paróquias «um trinta e um»… Na verdade, foi este o número de candidatos à celebração do Crisma 2012, todos com faixa branca a recordar a veste baptismal, pois um momento significativo desta celebração foi a Renúncia e a Profissão de Fé.
Num outro momento da celebração fez-se referência aos dons do Espírito Santo hoje recebidos pela imposição das mãos e pela oração: «dai-lhes, Senhor, o Espírito de sabedoria e de inteligência, o Espírito de conselho e fortaleza, o Espírito de ciência e de piedade e enchei-os do Espírito do vosso temor». Uma referência especial ao dom da FORTALEZA, pois este é certamente um dos dons que será mais necessário não esquecer para poder continuar a viver os compromissos hoje assumidos e celebrados em comunidade.


Depois a fotografia do grupo «para a posteridade» tem ao fundo Jesus a lavar os pés aos Apóstolos na Última Ceia e a entrega do «diploma» a recordar a celebração deste dia. Não faltou sequer o bolo do aniversário do CRISMA 2012 e o respectivo canto dos «parabéns a vocês»


Agora começa a etapa da «permanência»
Que ela seja feliz para todos

sexta-feira, 11 de maio de 2012

«Permanência recíproca»



«É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei»

 [João 15, 12-17]





Cá está o mandamento novo de Jesus do qual não nos podemos afastar se queremos continuar a viver a «Permanência recíproca» com o amor de «uns aos outros»
E a beleza destas rosas bem podem desafiar à vivência desse amor.
Um dia feliz

quinta-feira, 10 de maio de 2012

«Permanência recíproca»



«Permanecei no Meu amor … e a vossa alegria seja completa» 

[João 15, 9-11]

Continuamos com o desafio da «Permanência…» a permanência no amor e no testemunho da alegria.
É o que certamente se poderá contemplar nos rostos felizes dos peregrinos de Nossa Senhora de Fátima que, peregrinando a pé, enchem nestes dias as estradas de Portugal, alguns também destas paróquias.
Um dia feliz

segunda-feira, 7 de maio de 2012

«Permanência recíproca»

«Se alguém aceita os Meus mandamentos e os cumpre, esse realmente Me ama» [João 14,21-26]


Hoje Dia da Mãe Igreja da Diocese de Portalegre – Castelo Branco, com Solenidade na Sé Catedral de Portalegre.
Ontem Dia da Mãe com festa às mães em cada uma das comunidades. A cada uma das mães que participou na Eucaristia foi entregue uma lembrança preparada com o palito das espetadas com a frase MÃE! FORÇA PARA A VIDA» para recordar que a mãe é aquela que «dá o pão e dá a educação»; em algumas comunidades também se preparou um botão de rosa.
A continuação de um dia feliz para as mães e para todos

domingo, 6 de maio de 2012

«Permanência recíproca»


«Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto»

 [João 15,1-8]



Esta «permanência recíproca» é fundamental para toda a vida cristã.
E quando olhamos para a árdua mas sublime tarefa da Mãe, descobrimos que igual «permanência recíproca» não se pode dispensar na vida de quem foi encarregue por Deus de missão tão sublime.
A nossa folhinha interparoquial com uma mensagem de FELIZ DIA DA MÃE!




A Folha Interparoquial - Aqui - 

sexta-feira, 4 de maio de 2012

«Eu dou a vida pelas minhas ovelhas»


O início do mês de Maio proporcionou um feliz encontro numa das instituições de acolhimento a idosos destas comunidades. Saudação para este, saudação para esta… até que surge a afirmação: «O senhor não me conhece, mas conheço-o bem… e mais esta que o senhor não sabe: fui eu que conduzi o autocarro no dia da sua ordenação de padre». Realmente há «Horas felizes» … e duplamente felizes. Uma visita à instituição em dia de aniversário e uma agradável notícia já a caminho da «ternura dos quarenta»


Mas a ternura da foto deste casal não fica lhe atrás… Ela é própria de quem viveu e conduziu «a vida a dois» com grande amor, carinho e perseverança.
Um dia feliz para os casais que celebraram o SIM no matrimónio e ainda estão nesta terra, pois outros já o celebram juntos na eternidade.
Um dia feliz

quarta-feira, 2 de maio de 2012

«Eu dou a vida pelas minhas ovelhas»






Numa das igrejas destas comunidades encontra-se uma pedra com esta inscrição CRISTO PEDRA ANGULAR. Foi assim que cantámos no Salmo Responsorial do passado Domingo IV da Páscoa: «A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular». Hoje, celebramos a Memória de Santo Atanásio, bispo e doutor da Igreja que participou no Concílio de Niceia no ano de 325 e foi grande defensor da divindade de Jesus Cristo.
Também para ele CRISTO é PEDRA ANGULAR que não se pode rejeitar.
Um dia feliz

terça-feira, 1 de maio de 2012

«Eu dou a vida pelas minhas ovelhas»


Hoje, primeiro dia do mês de Maio - «Mês de Maria» - Festa de São José Operário «Um admirável exemplo de trabalho no fiel desempenho do ofício de carpinteiro».

Dia para festejar com os que têm trabalho e para sintonizar e rezar por quem não o têm e são muitos. Daí nascem consequências para a vida dos próprios e das suas famílias.

Dia também para festejar na Sé de Castelo Branco com «trabalhadores da vinha do Senhor» com 25, 50, 60 anos de sacerdócio [Aqui]

Com o exemplo da Sagrada Família de Nazaré que tinha os olhos fixos em Jesus, procuremos «Apoiar a nossa vida na Palavra»

Um dia feliz