blog grátis Bem hajam também pela visita

publicidade e propostas não são da nossa responsabilidade

domingo, 9 de agosto de 2020

«SOBRE AS ÁGUAS CONTIGO» [Mateus 22, 14-33]

Naquela ocasião noite, vento forte e mar em tempestade… Um pouco como hoje nestes tempos de pandemia de Covid – 19… Mas naquele tempo, Jesus que tinha vindo da oração ao Pai experimenta a segurança que Lhe vem da unidade com o Pai… embora a tempestade sopre contrária… Olhando para a experiência de Jesus também nós poderemos caminhar sobre as águas em tempestade? O primeiro a perguntar foi Pedro e hoje pode perguntá-lo cada discípulo; por isso posso perguntá-lo também eu… diante de tantas e diversas tribulações porque passa hoje a barca da igreja… e de toda a humanidade... Para Pedro naquela situação e para cada discípulo nas situações de hoje a solução foi responder à proposta de Jesus: “Vem” Na verdade, tudo começou bem para Pedro que teve absoluta confiança na Palavra de Jesus… mas depois surgem as dificuldades e a confiança vem para menos… e surge a súplica: “Salva-me, Senhor!” Ontem como hoje, para Pedro e para cada discípulo, o caminho a seguir é sempre o mesmo: Acreditar com adesão plena a Jesus e à Sua Palavra e crescer na relação de amor com o Pai que nasce e cresce na oração… que ajuda a olhar para Jesus, em vez de olhar só para os problemas (e são tantos!...) e clamar, clamar: Vem, Senhor Jesus O Papa Francisco retomou a AUDIÊNCIA GERAL com uma catequese sobre “Curar o corpo”: 1. Introdução que vale a pena ler para tentar encontrar luz para a pergunta: “Também nós, como discípulos de Jesus, devemos nos perguntar: como podemos ajudar a curar o nosso mundo de hoje? Biblioteca do Palácio Apostólico Quarta-feira, 5 de agosto de 2020 A pandemia atual, que continua a causar feridas profundas, evidencia a nossa vulnerabilidade e nos leva a refletir sobre este tempo de incerteza. Mantendo firme o nosso olhar em Jesus, experimentamos como a fé, a esperança e a caridade, dons do Espírito Santo, nos curam e fazem de nós instrumentos de cura. No Evangelho vemos como Jesus sempre se mostrava disponível para curar, não só o corpo, mas a pessoa inteira, como no caso do paralítico de Cafarnaum, a quem Jesus primeiro lhe perdoa os pecados e depois lhe faz caminhar. Também nós, como discípulos de Jesus, devemos nos perguntar: como podemos ajudar a curar o nosso mundo de hoje? Embora a Igreja ministre a graça que cura através dos sacramentos e preste serviços médicos por todo o mundo, todavia não possui respostas técnicas ou políticas para a pandemia. O que tem para oferecer são alguns princípios fundamentais de Doutrina Social que podem nos ajudar a ir para adiante, como a dignidade da pessoa, o bem comum, a opção preferencial pelos pobres, o destino universal dos bens, a solidariedade, a subsidiariedade, o cuidado pela nossa casa comum. Com tais princípios, possamos refletir e trabalhar juntos para construir um mundo melhor, animados pela esperança. E aos fiéis de língua portuguesa Dirijo uma cordial saudação aos fiéis de língua portuguesa e a todos encorajo para que perseverem na oração e na reflexão sobre a Doutrina Social da Igreja para que possa crescer nas comunidades a solidariedade para com os mais necessitados! Que Deus vos abençoe! Um domingo feliz a “andar sobre as águas” com Jesus

Sem comentários:

Enviar um comentário