blog grátis Bem hajam também pela visita

publicidade e propostas não são da nossa responsabilidade

domingo, 20 de maio de 2018

PENTECOSTES
ENVIADOS

COM O ESPÍRITO SANTO

 

Na Solenidade do Espírito Santo – Pentecostes (Cinquenta dias da Páscoa) duas destas comunidades fizeram festa especial.

Em Cardigos, que no passado dia 18 de maio também celebrou os 500 anos do Foral Manuelino “FORAL DA BICHIEIRA” (1518 – 2018), celebrou-se a Festa do Espírito Santo. Não faltou a animação social e cultural promovida pelos Galitos e também a parte religiosa promovida pela igreja católica.

 No início a prevista procissão da igreja do Espírito Santo para a igreja velha de Cardigos não se pode realizar, pois nessa ocasião caiu uma grande trovoada. Por isso, as fogaças foram diretamente para a igreja onde foi celebrada a missa festiva da Solenidade do Pentecostes – Espírito Santo. Feita a bênção das fogaças pode organizar-se e realizar a procissão de regresso da igreja velha para a igreja do Espírito Santo, onde se integrou a comunidade da paróquia e a dezena de fogaças que depois foram leiloadas no recinto da festa.

À chegada à igreja do Espírito Santo um momento de oração com a presença da imagem do Espírito Santo (ou melhor dizendo da Santíssima Trindade) seguida de momento de diálogo com jovens que nestes dias têm estado a fazer nesta localidade um estudo sobre a dimensão cultural que aqui se vive e as suas raízes no passado, concretamente sobre a Festa do Espírito Santo. Como no Primeiro Pentecostes também eles vieram de diversas partes do globo terrestre: China, Colômbia, de África… Realmente o mundo de hoje proporciona com a globalização a experiência da “aldeia global”. Uma experiência feliz a ajudar a a alargar o coração à dimensão da Fraternidade Universal que se pode construir com a vivência da Regra de Ouro: “Faz aos outros o que queres que te façam a ti”

 


Continuação de um feliz dia do Espírito Santo

Sem comentários:

Enviar um comentário