blog grátis Bem hajam também pela visita

publicidade e propostas não são da nossa responsabilidade

quinta-feira, 19 de abril de 2018

«A PAZ ESTEJA CONVOSCO»

 

RECONHECERAM JESUS AO PARTIR DO PÃO

ACOLHER e DESCULPAR

 

Continuou hoje a “peregrinação” pelas comunidades na 55ª Semana de Oração pelas Vocações, preparando a Ordenação de Padre do Diácono Miguel Coelho, na Sé Catedral de Portalegre, com a celebração da Missa seguida de Adoração, concretizando assim a Palavra que nos propusemos viver durante a Semana: RECONHECERAM JESUS AO PARTIR DO PÃO

 

       Hoje tivemos a participação de alunos que chegaram da Escola e entraram na igreja onde já estávamos em Adoração. Integraram-se e rezaram connosco
       Por isso, aqui deixamos este Testemunho Vocacional de uma jovem que ouviu o chamamento e disse Sim, como Maria.

«Tudo porque toda!
"Eu vos conduzi durante quarenta anos pelo deserto, mas as roupas que vestíeis não se gastaram, e o calçado não se rompeu nos vossos pés." (Dt 29, 4)
Há palavras que conseguem expressar toda a nossa vida...esta Palavra diz tudo sobre o modo como Deus me conduziu ao longo de todo este tempo que me foi dado viver. E foram "quarenta anos..."
Desde sempre que Deus tem um projeto para mim...Ele escolheu-me! Mas foi-me mostrando essa "escolha" pedaço a pedaço... foi-me mostrando peça por peça, em que juntos, fomos construindo um puzzle que só se completará na eternidade.

Levou algum tempo (sim, os quarenta anos...!) a encaixar a peça do SIM porque o tempo de Deus não é igual ao nosso tempo.
Começando pelo início... uma das "peças" que mais consolação me deu no tempo da infância era o "gozo" de escutar o silêncio dentro da igreja...pequenita, eu entrava e ali ficava sem perceber muito bem ainda a importância que mais tarde este silêncio teria na minha vida.
Depois foram os grupos de jovens na paróquia e a descoberta de um Deus que me ama sem reservas e que está sempre à minha espera...Ele necessita do meu amor! Gosto de rezar as palavras de Ermes Ronchi: "Não somos cristãos porque amamos Deus. Somos cristãos porque acreditamos que Deus nos ama."
Foi num destes encontros de jovens que pela primeira vez chegou até mim a palavra "contemplação" através de um opúsculo da OIC (Ordem da Imaculada Conceição), que estava em cima de uma cadeira...
Pela enfermagem sinto que o Senhor me mostrou através das minhas mãos, boca, olhos...o que significa a palavra compaixão pelo próximo.
E o silêncio continuava a dar toques na minha caminhada... agora já como algo que preenchia cada vez mais o meu interior. Foram horas as passadas junto do sacrário...eu e Ele, Ele e eu!
Depois veio o grupo de oração... através da CVX (Comunidade de Vida Cristã) Santo Inácio ensinou-me a rezar no quotidiano da minha vida. Levar a Palavra para a vida do dia-a-dia.
Até que um dia um sacerdote me questionou: "Porque não agora?" Esta pergunta fez todo o sentido nesse momento... agora vejo como todas as "peças" foram vividas sem a roupa se gastar e sem o calçado se romper porque Deus me conduziu através do deserto para o "deserto". Este "deserto" onde se vive uma solidão habitada como refere Christophe Lebreton, monje trapista mártire: "Deserto, aqui, onde forjas para nós a felicidade inaudita de sermos Irmãos".
No dia 28 de setembro de 2016 transpus a porta da clausura do Mosteiro de Santa Beatriz da Silva, das Monjas Concepcionistas da Ordem da Imaculada Conceição, em Viseu.
Junto de Jesus no sacrário, na solidão da cela, no silêncio do claustro a palavra de São Paulo faz-se presente e vida: "Escondida com Cristo em Deus." Agora o silêncio torna-se quietude porque é totalmente preenchido por Deus...é o Tudo porque toda!
O cuidado que Deus tem tido pela minha "roupa" fez-se mais uma vez presente no 1 de julho de 2017 em que teve lugar a cerimónia da "vestição" (tomada de hábito). Ao tomar o hábito branco a Concepcionista "procura imitar a humildade e a pobreza de Nosso Senhor Jesus Cristo e de sua bendita Mãe, amando a santa pobreza, assim na vileza de suas vestes como no calçado e em todas as outras coisas, para que mereça ser iluminada pelo Pai das luzes e perseverar até ao fim." (Regra das Monjas da OIC)
Aqui sou feliz...uma vida de entrega, exigente, com sacrifício mas plena de sentido! Termino com palavras de Hadewijck d'Anvers, mística francesa do século XIII: "Os caminhos do Amor são estranhos: sabe-o bem quem quer segui-los. Umas vezes humilhados, outras exaltado, agora escondido, depois manifestado, para acabar por ser cumulado de predileção. É preciso arriscar muitas aventuras antes de atingir o momento de saborear a essência pura do Amor"
Irmã Maria Susana do Preciosíssimo Sangue, oic (Castelo Branco)
Congregação: Monjas Concepcionistas da Ordem da Imaculada Conceição


Continuação de um dia feliz

 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário