blog grátis Bem hajam também pela visita

publicidade e propostas não são da nossa responsabilidade

sábado, 10 de novembro de 2012


«Amarás o Senhor teu Deus … Amarás o teu próximo como a ti mesmo» [Marcos 12, 28b-34]


No final de uma semana de caminhada, o “Círio Arciprestal do Ano da Fé” fez paragem num dos lares de idosos da paróquia. A acolhê-Lo alguns membros da Direcção, funcionários, utentes e também pessoas da comunidade entre elas, os Ministros Extraordinários da Comunhão que aqui trazem Jesus Eucaristia em cada domingo para os que não podem ir à celebração na igreja.
O primeiro momento foi a preparação e ornamentação do Círio. Para além das flores, foi também colocada uma almofada das muitas que aqui se utilizam, para tornar mais cómoda a postura do corpo, enquanto se cantou “Senhor, Tu és a luz que ilumina a terra inteira. Tu és a luz que ilumina a minha vida”, como que a suplicar que a Luz de Cristo também ilumine as nossas horas de maior dor e sofrimento.
No final da recitação do terço do rosário foi aceso no “Círio” um “círio familiar” que ficou na Instituição a assinalar a presença e passagem do “Círio Arciprestal do Ano da Fé”. Este facto motivou um interessante “momento de catequese interactiva” com achegas e recitação de orações da religiosidade popular que se aprenderam em criança; aqui fica o registo de uma delas rezada quando o padre ia para o altar e, por isso, bem adequado à Semana dos Seminários que vai ser celebrada de 11 a 18 de Novembro:
“Vinde, vinde sacerdote
Com as armas de Cristo armado
Benze-te a ti e benze-me a mim
Bendita seja a hora
Em que eu aqui vim”
Esta foi mais uma experiência feliz para quem nela participou. A testemunhá-lo a alegria e as expressões de gratidão saídas espontaneamente da boca de todos.



Sem comentários:

Enviar um comentário