blog grátis Bem hajam também pela visita

publicidade e propostas não são da nossa responsabilidade

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Pré – Seminário – um olhar de Sabedoria e Prudência



Neste 3º dia da Semana dos Seminários olhamos para o presente da nossa Diocese de Portalegre – Castelo Branco, ajudados pela proposta de reflexão do Cónego Bonifácio Bernardo, Secretário Diocesano da Pastoral [Ver Aqui] e, sobretudo, para o nosso futuro com um olhar de Sabedoria e Prudência e, claro, com muita esperança.

Esta esperança, de entre outros lugares, vem-nos do Pré – Seminário que no contexto desta Semana dos Seminários, enviou à comunidade diocesana uma mensagem e indicou o Programa a realizar no presente Ano Pastoral 2011/2012.

Encontros do Pré-Seminário Diocesano

 "Grita o Dom que Deus revela em ti!"

 

Os dons que Deus coloca nas nossas vidas, de maneira nenhuma devem ser guardados e fechados em nós mesmos. Deus dá-nos gratuitamente muitos dons para que possamos, a partir deles, crescer no conhecimento da nossa vida, de quem somos e para onde vamos. Deus dá-nos gratuitamente muitos dons para que possamos crescer no conhecimento da Igreja de Jesus, da Sua vida, para uma melhor entrega e seguimento. Um seguimento que para uns se manifesta na entrega das vivências normais da vida mas, para outros, num seguimento que se manifesta de modo mais radical e total, passando pela doação da própria vida por amor de Jesus Cristo e da Sua Igreja. São estes dons em nós que nos fortalecem e nos projectam para um “amanhã” mais rico e mais esperançoso no serviço daqueles que mais precisam de nós, mas acima de tudo, mais precisam de Deus.

Clicar para ler
E é neste desejo de que os nossos dons cresçam, se fortaleçam e se manifestem no amor a Deus e no serviço ao próximo que retomamos os encontros do Pré-Seminário Diocesano. Este novo ano de encontros, que terá o seu início nos dias 29 e 30 de Outubro, assumirá um tema geral para os próximos três anos. Como sabemos, a nossa Diocese de Portalegre – Castelo Branco encontra-se em caminhada sinodal com o tema geral O dom está em ti, e por isso mesmo também nós, jovens rapazes diocesanos, queremos fazer parte desse caminho; também nós queremos descobrir os nossos dons e revelá-los a quem nos rodeia. Mais! Queremos descobrir que dons Deus confia a cada um de nós para os podermos “gritar e testemunhar” a todos quantos fazem parte das nossas vidas. No desejo de caminharmos cada vez mais perto com os “nossos diocesanos sinodais”, também assumimos um tema para o nosso primeiro ano, que será mote para os nossos encontros, à semelhança do que acontece com os caminhos do Sínodo, em que para este ano, se deseja uma reflexão profunda sobre a temática “Evangelização e Igreja no Mundo”.

Partindo do tema “Vive os teus talentos no mundo e mostra Jesus Cristo”, iremos procurar pautar os nossos encontros neste primeiro ano pela comunhão com a caminhada sinodal, o nosso bispo e toda a diocese, de modo a olharmos a nossa realidade de vida como seguidores e curiosos por Jesus e assumirmos, à medida da nossa juventude, caminhos para melhor conhecemos e vivermos a pessoa de Jesus, o nosso papel na Igreja, de modo a melhor testemunharmos Jesus Cristo e o seu Evangelho. Desejamos que os nossos encontros sejam caminhos para Jesus na descoberta de quem somos, que dons possuímos e que missão nos chama Jesus Cristo a realizar no mundo. Quem é Jesus Cristo? Que vocação brota dos nossos talentos? Que caminhos Jesus nos desafia a fazer? De que modo podemos ajudar a nossa Igreja Diocesana? Questões que têm na sua raiz a interrogação que nos puxa e nos motiva a participar nos encontros do Pré-Seminário Diocesano: Porque não ser Padre?

Neste desejo de caminhar, descobrir, interrogar, rezar, jogar, passear, conhecer, surpreender, partilhar, festejar, divertir, desafiar… e muitos outros “ar’s”, contamos com a presença dos jovens rapazes (com idade mínima de 14 anos) da nossa Diocese de Portalegre – Castelo Branco para que, com outros, possam caminhar e descobrir que dons habitam em cada um. Só quem vive consciente dos dons pode viver os talentos que Deus coloca no mais profundo de si mesmo e mostrar a força e o impacto que o rosto e a vida de Jesus fazem brotar nas suas vidas!


Sem comentários:

Enviar um comentário